sábado, 6 de março de 2010

SACRIFÍCIO LIMITADO

Em um momento como o de hoje, em que estaremos celebrando a Santa Ceia do Senhor, convém observar o ensinamento Bíblico sobre o Sacrifício de Cristo.
Um dos cinco pontos do Calvinismo e que a nossa Teologia Reformada defende é este: O sacrifício do Senhor Jesus é limitado a todos aqueles a quem o Pai concedeu Graça para serem salvos e como a Bíblia diz em Mat. 1:21 “Seu nome seria Jesus, porque ele iria salvar seu povo de seus pecados”.
Se Deus o Pai elegeu uns para a vida eterna, posso concluir que Cristo morreu por uns somente e não por toda a humanidade sem distinção.
Isso também faz parte da Fé Reformada, que diz que o sacrifício é limitado, não em seu valor, mas somente para aquele para quem foi aplicado por Deus, isto é, é Deus quem chama e não nós. O sangue de Jesus é precioso e ele tem valor ilimitado e tem poder para salvar toda a humanidade, mas, sua aplicação para a salvação do homem é limitada por Deus. Embora algumas digam que foi vontade de Deus salvar a todos sem exceção, não é bem isso que a Bíblia diz quando ele afirma que uns serão levados e outros deixados. Isto mostra que deixados serão todos os que não crerem no Senhor Jesus ..
A Fé Reformada mostrada nas Escrituras ensina que somente algumas pessoas serão salvas e que somente Deus salva o pecador e que estes que são salvos são os que Deus quis que fossem salvos. Em João 17:2, Jesus falando sobre ele e o Pai diz: “ Assim como lhe confiaste autoridade sobre toda carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos o que lhe deste “; mostrando que é Deus quem dá ou não o homem para a salvação.
Sabemos que essa doutrina vai contra a razão natural humana e que ela restringe a esperança de vida eterna para alguns poucos que não foram eleitos e que é contrária ao amor misericordioso de Deus. No entanto não tem como não ver quando a Bíblia diz que muitos serão perdidos e que o próprio Deus salvará uma multidão que ninguém poderá contar – Apoc. 7:9.